Breve descrição de Budapeste

Se estiver nos seus planos passar um só dia em Budapeste, planeie a visita com antecedência. O Castelo de Buda, o cais do Danúbio e a Avenida Andrássy são Património Mundial, pelo que seria uma pena desperdiçar a oportunidade de os ver. O Baiiro do Castelo é muito rico em museus, destacando-se o Museu do Castelo, o Museu Militar e a Galeria Nacional Húngara. Saiba que do Palácio Real tem- se uma magnífica vista sobre a cidade. E descubra que a Igreja Mátyásconseivou mesmo depois do seu restauro, em estilo neogótico, o interior original de 700 anos. Devido à excelente acústica realizam-se nesta igreja muitos concertos de órgão. A sua oolecção de paramentos litúrgicos é famosa e também aqui se encontra a cópia da Coroa Húngara. Já as pedras brancas do Bastião dos Pescadores concedem uma bela moldura a este monumento. Mesmo ao seu lado situa- se o Hotel Hilton que no ano da sua construção recebeu o prémio .Hotel do Ano". A sua cafetaria e esplanada são muito procuradas no Verão.

As partes mais belas das maigens do Danúbio podem ser conhecidas enquanto viaja, já que a linha n° 2 do eléctrico passa junto ao rio. Numa viagem de ida e wlta podemos contemplaros edifícios mais importantes: Iniciando a viagem na Praça Jászai Mari, do lado direito vemos o Parlamento; depois, no outro lado do rio, podemos admirar a Igreja Mátyás, o Bastião dos Pescadores e o Castelo. As pontes sucedem-se uma após outra. De todas, a mais antiga é a Ponte das Correntes. Passando pela Ponte Isabel, a Colina Gellért domina a paisagem de Buda. No início da Ponte da Liberdade encontramos o imponente Hotel Gellért e o Complexo de Banhos.

Na Colina Gellért situa-se a Cidadela (antiga fortaleza, hoje museu), é o sítio mais indicado para desfrutar de umas excelentes vistas sobre Budapeste (incluindo o Castelo de Buda e o panorama das duas margens do Danúbio), consideradas Património Mundial.